terça-feira, 13 de março de 2012

Miniabóboras com carne seca

Eu sempre tive vontade de comprar essas aboborinhas para montar uma mesa bonita, mas elas estão sempre tão caras que nunca tive coragem!
Numa dessas, encontrei-as em promoção num supermercado aqui do lado de casa (R$2,99 o kg). E foi a minha chance de brincar de cozinha, né? Descongelei o último pedaço daquela carne de sol enviada pelos meus pais e inventei esse prato aí, ó:

Miniabóbora com carne seca e arroz de leite
Ingredientes para a abóbora:

6 aboborinhas maduras pré-cozidas e limpas;
300g de abóbora cozida amassada;
300g de carne de sol, dessalgada, cozida na panela de pressão e desfiada;
1/2 pote de requeijão;
coentro.

Modo de fazer:

Cozinhe rapidamente as miniabóboras apenas em água. Abra-as na parte superior e limpe-as, retirando as sementes e fiapos.


No liquidificador, bata a outra abóbora cozida com o requeijão e leve ao fogo para ferver. Em seguida, acrescente a carne de sol já desfiada e, por último, o coentro. Reserve um pouco da carne para enfeitar.

Recheie cada aboborinha com esse purê e enfeite com a carne de sol desfiada que você reservou. Leve ao forno preaquecido por 15minutos. Antes de servir, enfeite com algum raminho verde (usei uma folha de salsinha).



O arroz de leite é muito simples: para cada xícara de arroz que você vai cozinhar, use 2 xícaras de água e 2 de leite. Cozinhe primeiramente o arroz com a água e quanto baste de sal, normalmente. Em seguida, vá acrescentando o leite e mexendo, sem deixar secar, para que ele fique molhadinho. Você também pode acrescentar cubinhos de queijo coalho para finalizar.

A todos, bon appétit!


Um comentário:

VIAJANDO NAS AMPLITUDES disse...

Karelayne, que delícia! Tenho sentido muita saudade da comida do Brasil, principalmente da carne de sol. Guila uma vez fez uma abóbora dessas, ficou uma delícia.
bjs