segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nhami, nhami, nh...oque!!!!!!!

Na sexta-feira a gente recebeu um casal muito especial para o jantar e resolvemos testar mais uma receita do Atala: o nhoque de batata com ragú de rabada. E eu não vou enganar ninguém por aqui: a elaboração desse prato demanda tempo, disposição e conhecimento do ponto de preparo de todos os ingredientes. Mas vale cada minuto dispensado à (árdua) tarefa.


Aqui, a receita de dar água na boca (uma sugestão é reservar ao menos 5 horas para o preparo da iguaria)!


Para a massa:
1,1kg de batatas
220g de farinha de trigo
20g de manteiga
40g de queijo parmesão ralado
1 ovo
2 gemas
sal
pimenta-do-reino

Para a rabada desfiada:
2,5kg de rabo de boi
100g de cebola
100g de cenoura
50g de salsão
50g de alho-poró
5 ramos de tomilho
5 ramos de alecrim
300ml de vinho branco

Para o molho de tomate:

250ml de caldo de rabada
180ml de molho de tomate
10ml de azeite de ervas
70ml de rôti
100g de tomate
50g de cebola
5g de ciboulette
pimenta-do-reino
sal
Tabasco

Preparo:
1. Cozinhe as batatas com casca por 20 minutos. Depois, leve ao forno a 200ºC, por 20 minutos, para que sequem. Descasque-as e passe-as no passador de legumes ainda quente. Espalhe a batata em um refratário e resfrie. Rale o quejio parmesão. Acrescente a farinha de trigo, reservando um pouco para polvilhar na massa, e os outros ingredientes até obter uma mistura macia e homogênea. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha de trigo, divida a massa formando rolos com mais ou menos 1cm de espessura. Corte os nhoques (no nosso caso, temos uma maquininha para cortá-los, o que facilitou o trabalho por um lado, mas dificultou por outro: tivemos que guardar os nhoques na geladeira até o momento do cozimento e então eles grudaram um pouco. A dica é cortá-los no momento em que for cozinhar a massa). Cozinhe-os em água fervente até que subam à superfície, retire e resfrie em água com gelo. Reserve.



2. Corte o rabo do boi em pedaços de 5cm. Retire o excesso de gordura. Tempere-o com sal, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho e leve ao forno por 40 minutos a 180ºC.  Descasque e corte os legumes em brunoise. Em uma panela, refogue os legumes até que fiquem dourados e, por último, acrescente o tomate. Adicione o rabo, coloque o vinho e deixe evaporar até a metade. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo lento. Com uma escumadeira, vá retirando as impurezas.
Deixe cozinhar por 4h. Desfie e reserve.
Finalização: 
Faça um molho com metade da cebola em azeite, acrescente a rabada. Cozinhe até começar a grudar no fundo da panela, acrescente o azeite de ervas e deglaceie com o rôti. Acrescente o caldo de rabada e o molho de tomate, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos Descasque os tomates e corte em concassé. Reserve. Descasque a cebola e pique-a bem fino. Reserve. Acrescente a cebola, os tomates e a ciboulette, tempere com sal, pimenta e finalize com o tabasco (opcional).
Junte o nhoque ao molho e sirva, acompanhado de fatias de pão, à italiana.

Como entrada na noite de sexta-feira, fizemos mini-bruschettas de três sabores: de tomate, cogumelos frescos e abobrinha com raiz de erva-doce. Aqui, como elas focaram apetitosas:

 Mini-bruschettas de cogumelos e limão siciliano

Mini-bruschettas de abobrinha e raiz de erva-doce 

Mini-bruschettas de tomate e manjericão
A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: