quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chicken Biryani


Biryani é um termo persa que, se traduzido para nosso idioma, caberia algo próximo a "frito". Originário da Índia, ganhou também as mesas dos orientais de uma forma geral, sobretudo os árabes, que deram seu toque ao prato. Carnes, aves, frutos do mar ou legumes são algumas das variações do biryani e todas elas são feitas a partir da fritura do arroz basmati e de uma pasta à base de açafrão e iogurte. Tudo isso em uma mesma panela, lacrada com um pano limpo e em lento processo de cocção.
Aqui, a nossa receita de Chicken Biryani:

Ingredientes:
10 pedaços pequenos de frango (cerca de 800 gramas)
2 1/2 xícara(s) de arroz tipo longo (basmati)
3 xícaras de água
2 xícara(s) de iogurte natural
1 colher(es) de chá de cada de pimenta vermelha em pó
1 colher(es) de chá cúrcuma em pó
2 colher(es) de sopa de garam masala p/ frango
3 dentes de alho grandes
2 colher(es) de sopa gengibre picado
sal a gosto
1 cebola pequena picada finamente
1 cebola média cortada em pétalas
Sementes de cardamomo
Cravo-da-índia
folhas de coentro.

Com a ajuda de um mortar, faça uma pasta com o alho, gengibre e os demais temperos.
Faça cortes nos pedaços de frango. Em uma tigela, combine o iogurte, a pasta de temperos, a cebola picadinha e sal. Esfregue esta pasta sobre os pedaços de frango e deixe marinar por duas horas.



Aqueça um pouco de óleo de girassol em uma panela tipo wok. Acrescente a cebola em pétalas e frite por alguns segundos. Adicione o frango e sele-o levemente em fogo alto por cerca de 3 minutos.
Adicione o arroz aos poucos por cima do frango, coloque a água já aquecida e um pouco sal a gosto. Durante este processo, espalhe algumas sementes de cardamomo e cravo-da-índia. 


Cubra a panela com um pano limpo e tampe bem. Cozinhe em fogo bem baixo por 40 minutos.









Antes de servir, revire o conteúdo da panela, deixando os pedaços de frango por cima. Cubra com raminhos inteiros de coentro. Como acompanhamento, sirva o cacik (aquele molho de iogurte).

A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: