segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cozinha peruana de alta qualidade


Aquela velha história da matéria-prima! A cozinha, meus caros, não tem segredo. É a combinação certa de ingredientes de qualidade. 
Num charmoso hotel de Palermo [ calle Uriarte, 1648 - Palermo Soho], funciona um restaurante que sabe bem do que eu falo por aqui. Sipan, é o nome do lugar. É também o nome de um antigo governante peruano, que reinou entre os séculos II e III no Peru, cuja tumba só foi descoberta em 1987 (corrijam-me os amigos peruanos, se alguma informação estiver equivocada).
Sipan, o restaurante, já pelo nome revela o tipo de cozinha que apresenta ao cliente: guarda um pedaço precioso do Peru, entre esculturas decorativas e pratos típicos. Dizem que todos os objetos de decoração foram mesmo trazidos do país homenageado. Além disso, o toque da pop art, que traduz a proposta entre história e originalidade, não fica apenas nos cardápios coloridos, mas ainda em recantos de paredes e painéis. Um lugar agradavelmente diferente!
A comida traz não apenas a tradição peruana, mas um toque mais cosmopolita, ao integrar ao cardápio alguns elementos da comida japonesa, numa interessante combinação que deu certo!
Olha, e se tem uma coisa que me agrada são as cozinhas abertas. Ou seja, você está na mesa e está vendo como a equipe do restaurante trabalha os pratos (com que agilidade, com que cuidado, com que organização - isso é maravilhoso).
Quando você escolhe a mesa, o garçom já vem com aquelas porções de milho peruano tostadinho (cancha ou maíz chulpe, como dizem), que são o que há de mais típico quando pensamos em Peru. De entrada, niguiris de camarões com molho de maracujá. Uma delícia. Obviamente, o carro-chefe do restaurante são os ceviches. Escolhemos dois: o tradicional, feito com corvina, e o de frutos do mar (com polvo e camarões). Foi difícil escolhermos o melhor entre eles, então vou recomendar ambos! Para harmonizar, pedimos um Linda Flor chardonnay 2009. A carta de vinhos é restrita, mas os rótulos disponíveis são ótimos e têm preços muito justos. Aliás, se formos falar no conjunto de tudo isso, a brincadeira não é cara, principalmente porque na hora de pagar a conta, não há como não se sentir recompensado e agradecido - por ser bem tratado, bem servido e saber que a qualidade é o segundo nome desse lugar!

Nenhum comentário: