quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Casquinha de laranja


Para comemorar a cara nova do blog - vermelho cor de carne - vou postar a receitinha básica de casca de laranja cristalizada para você servir à hora do café. O legal dessa receita é que ela reaproveita o que a gente costuma jogar no lixo: as cascas! Além de ser um doce reconhecidamente fino e sofisticado.

Daí você precisa de:

20 laranjas (pode ser a laranja pêra mesmo, mas se você quiser uma cor intensa da casca, utilize o tipo bahia);
1/2 kg de açúcar refinado;
1/2 l de água;
cravos-da-índia a gosto;
açúcar de confeiteiro para finalizar.


Descasque as laranjas tomando cuidado para tirar a menor quantidade possível da parte branca do interior dela. Em seguida, fatie as casquinhas no comprimento. Coloque de molho na água por três dias (conserve na geladeira). Troque a água todo dia. Isso irá retirar o amargo do sumo da casca. Após esse período, coe as cascas e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e a água, mexa até que o açúcar derreta completamente. Acrescente as casquinhas e leve ao fogo brando para engrossar a calda.
Depois, retire as casquinhas da calda e coloque-as para secar por mais três dias. Finalize com o açúcar de confeiteiro e conserve-as em um pote fechado com alguns cravos-da-índia.


Na hora de servir seu espresso para a visita ou mesmo para você, coloque uma casquinha de laranja no pires para degustá-la ao final do café. Além de elegante, fica uma delícia!

A todos, bon appétit!

2 comentários:

Flávia Rubenia da Silva Barros disse...

Amo. Tou esperando a versão coberta com chocolate... ;D
Beijocas

Um de nós. disse...

Hahahahaha! Deixa comigo ;=D