sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cannelé Bistrot


"Gastronomia é comer olhando para o céu". É com essa frase de Millôr Fernandes que o chef Leonardo Salamoni apresenta o blog de seu restaurante, em Canela, na serra gaúcha. Chegamos ao Cannelé através dos Destemperados, mas só decidimos realmente ir após uma pesquisa mais detalhada sobre o lugar, porque já caímos em algumas furadas seguindo apenas a indicação "destemperada", que apesar de tudo a gente ainda tem como referência, mas isso é assunto para um outro post. Vamos ao Cannelé.
Situado numa das ruas principais de Canela, o restô apesar de charmoso por fora, chama atenção pela quantidade (limitada) de mesas - já que tudo na serra gaúcha é bonitinho e delicado. Lá, só com reserva! E foi o que fizemos no início daquela nossa última noite no RS. Marcamos o jantar em família para 21h. Chegamos e fomos recebidos pela simpática anfitriã: a esposa do chef anota os pedidos e trata de deixar todo mundo muito à vontade para o que promete ser um jantar dos deuses. Com um cardápio enxuto, a segurança de que teríamos boa comida já aumentou ainda mais.
Salada de folhas verdes, brie e morangos

Pratos escolhidos (começando por uma salada para os três: super simples e delicada, de folhas verdes, brie e morangos) e vinho servido, era hora de observar melhor os detalhes do lugar, petiscando o couvert da noite: panelinhas de caprese e salmão defumado.


Panelinhas de caprese e salmão defumado

A princípio, as gravuras um tanto renascentistas pelas paredes lembram o sofisticado ar europeu, mas a semelhança não para por aí: se você ousar e pedir o cassoulet com confit de pato, poderá sentir o cheiro da França na mesa. Divino, maravilhoso, como diria Caetano.

Cassoulet com confit de pato

Mas essa foi a escolha de J., no que eu só não fiquei com inveja porque o tal atum em crosta de gergelim quase me fez escrever aqui que foi o meu prato preferido da vida inteira - perdeu só e unicamente pra salada marroquina do Villa Maggioni, que é o prato da minha vida, mas sem dúvida é o melhor peixe que eu já comi. Registre-se e publique-se!

Atum em crosta de gergelim (pena que a única foto desse prato não ficou legal)

A filha foi no risoto de frutos do mar, mais pela comilança de carne dos dias passados que pela preferência.
Risoto de frutos do mar

E, para não fugir ao resultado: excelente! Ela limpou o prato pela primeira vez na viagem inteira! Para fechar a noite, crème brûlée de sobremesa, lógico!
Antes de irmos embora (já com vontade de voltar), o chef veio à nossa mesa e trocou umas tímidas palavras - boníssima gente, o comandante! Para ele, bravos!
Ah, sim! Comer olhando para o céu faz jus ao Cannelé!


Para mais informações, acesse: http://cannelebistrot.com.br/

A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: