terça-feira, 12 de julho de 2011

Creme do Popeye



Há muitos anos (mas nem tantos assim), Marília e eu nos aprofundamos nos estudos das histórias em quadrinhos (HQs), nosso objeto de análise para a conclusão do curso de Letras. Foi uma época bem divertida... e assustadora! Mas que nos rendeu recordações como as de hoje!
Enquanto líamos toda aquela literatura de cartoon para nosso trabalho, nos divertindo entre Chico Bento, Mafalda, Tio Patinhas e esquisitices outras, lembro-me de ter descoberto que o marinheiro Popeye era um velhote da idade da minha avó, pois havia surgido em tirinhas ainda em 1925!!!! Existia uma lenda sobre o marinheiro de que ele comia espinafre nas historinhas para incentivar as crianças americanas a se alimentarem do vegetal, o que mais tarde foi desmentido pelo próprio criador do personagem, que assumiu ser o Popeye uma homenagem a um homem que ele conheceu quando criança que lhe aconselhava a comer espinafre para crescer forte e não perder nenhuma briga.
E eu lembrei de toda essa história enquanto cozinhava solitária hoje entre as minhas panelas, porque teve para o jantar um delicioso (pasmem!!!) creme de espinafre, que eu carinhosamente batizei para o blog de Creme do Popeye!

Vamos aos ingredientes:
1 maço de espinafre;
500ml de leite integral;
cubinhos de queijo provolone (a gosto);
um tablete de caldo de legumes;
creme de leite (opcional);
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 cebola picadinha;
1 dente de alho amassado;
1 colher de manteiga;
azeite o quanto baste;
sal (se necessário).

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite e na manteiga. Em seguida, acrescente o maço de espinafre picado grosseiramente. Deixe refogar por uns dois minutos. No liquidificador, coloque o leite, a farinha de trigo e acrescente o espinafre já refogado. Bata bem. Devolva à panela. Quando ferver e engrossar, coloque o caldo de legumes e, se for necessário, o sal.
Para finalizar, jogue os cubos de provolone. Sirva com croutons e, se desejar, coloque uma colher de creme de leite no prato.

A todos, bon appétit (e nada de cara feia na hora de comer espinafre! Lembrem-se da força do Popeye, Pi-Piiiiiiiiii)!

Nenhum comentário: