quinta-feira, 7 de julho de 2011

Clericot - a bebida uruguaia


Quando visitamos Punta del Este, num desses verões, várias coisas nos surpreenderam (para quebrar minha pouca expectativa em conhecer o balneário frequentado pelos argentinos que não ficaram pobres depois da crise). Além das lindas paisagens, dos excelentes restaurantes, das galerias de arte e do famoso Conrad Casino, tem (mais) uma coisa que os uruguaios apreciam como ninguém: a bebida do verão por lá chama-se clericot e não é apenas refrescante: é viciante! É um drink à base de vinho branco (use um bom sauvignon blanc uruguaio no preparo) e frutas diversas. Lá, eles servem em todos os bares e restaurantes, em grandes jarras de vidro e é uma ótima diversão para os fins de tarde a dois - a gente brincava de pescar os pedaços de fruta dentro da jarra e até guerreava com os palitos pela uva mais bonita!
Ao retornar, fiz algumas vezes para as amigas aqui em casa (a Jana virou fã de carteirinha) e, não se enganem: apesar de parecer bebida de mulherzinha, os homens também adoram!
Para fazer, você vai precisar de:
1 garrafa de vinho branco muito gelado;
frutas diversas, entre elas algumas bem doces e outras bem cítricas (uso sempre pêssegos, morangos, rodelas de laranja e limão siciliano, uvas, manga e maçã);
1 ramo de hortelã;
1 jarra bem bonita de vidro ou cristal;
corte as frutas em cubos ou fatias (vai da sua criatividade) e deixe o ramo de hortelã inteiro, despeje o vinho. Marine tudo na geladeira por quinze ou vinte minutos antes de servir!

A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: