quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bolo de cenoura - enfim, a receita certa!




Há variações para o clássico bolo de cenoura... mas hoje eu descobri a receita que tanto procurava. Tudo começou com a cor das cenouras que trouxemos da feirinha... daí que elas também fazem aquele tipinho crocante e suculenta quando a gente morde! E fiquei tentada a fazer (mais uma vez) o tal bolinho. Sempre que eu tentava, ou não ficava da cor que eu queria, ou ficava muito molhado ou muito ressecado. Hoje deu certo! E o segredo foi a quantidade (pra mais) de farinha de trigo! Aproveitei que não precisei fazer almoço - com o ritmo de estudo que peguei essa semana, só tenho parado para fazer o almoço e, ocasionalmente, responder um ou outro e-mail urgente (como respondo todos que me chegam e odeio quando as pessoas não fazem o mesmo - falta de consideração! - tenho verificado a caixa poucas vezes ao dia) - usei meu tempo do almoço hoje para fazer a receitinha que agora divido com vocês. Aproveitem a tarde fria (aqui pelo Sul) ou quente (aí pelo resto do Brasil - que invejinha!) e mão na massa!

Ingredientes e modo de preparo:

3 ovos inteiros;
3 cenouras grandes, descascadas e cortadas grosseiramente;
1 xíc (chá) de óleo de canola;
bata esses ingredientes no liquidificador por, mais um menos, 8 minutos (quanto mais bater, mais cremoso vai ficar);
numa tigela: 2 xíc(chá) de açúcar; 3 xíc (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó químico. Misture tudo com o auxílio de um fouet, bem devagar. Em seguida, despeje a massa numa forma funda previamente untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos.
A calda: 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de leite integral. Leva ao fogo e mexe até engrossar.
Para companhar, me servi de um chá turco!

A todos, bon appétit!

2 comentários:

Marília disse...

Como disse no FB, tenho que botar um babador antes de visitar teu blog p não estragar meu teclado!k

Dri Dauzacker disse...

Que bolo bonito;)
Adoro bolo de cenoura.
Bjim