domingo, 5 de junho de 2011

Brigadeiro de copo



Essa aqui eu vi naquele programa da loura e do papagaio... é tão fácil de fazer e só vai coisa boa, que não resisti e veio parar aqui. O detalhe é que tentei fazer duas vezes pra dar certo e ficar verdadeiramente bom, então vou ensinar os truques que usei porque tem ingrediente demais na receita... tem que diminuir algumas quantidades pra não ficar enjoativo... lá vai:



Brigadeiro de copo:

Ingredientes

  • 1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico (coloquei apenas 2 colheres de sopa)
  • 600 g de morangos cortados em cubos (coloquei duas caixinhas de morango)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 latas de leite condensado (coloquei apenas 1 lata)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

1 - Numa tigela coloque os morangos cortados em cubos, o aceto balsâmico e o açúcar, misture e deixe marinando por +/- 1 h. Em seguida, escorra os morangos numa peneira e reserve.

2 - Coloque numa panela o leite condensado, a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por +/- 8 minutos (não deixei fazer o ponto de brigadeiro, é necessário desligar antes para não endurecer muito). Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado misturando bem até derreter (aqui, também acrescentei 1/2 caixinha de creme de leite, para dar a consistência que eu desejava - um creme não muito duro). Quando esfriar, junte a marinada do morango (o caldo que você reservou) e mexa para unir.

3 - Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

4 - Em taças, distribua os morangos marinados. Coloque uma camada de chocolate e, em seguida, uma camada de chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida.


A todos, bon appétit!

2 comentários:

Marília disse...

Crueldade: to só babando vendo seus posts. Interessante o vinagre balsâmico em doce, nunca tinha imaginado!

Um de nós. disse...

E, acredite: o aceto balsâmico, com moderação, faz toda a diferença nesse doce (eu demorei pra acertar, pq a receita original manda colocar uma quantidade maior de balsâmico e daí é muita apelação. Fui testando as colheradas: 1, 2... até acertar a quantidade) !!!! Parece q o morango explode na boca, por causa da acidez! Não fica aquele doce enjoativo, mesmo com tanto açúcar... delícia!