domingo, 10 de abril de 2011

Receita de família

Lasanha de frango da minha mãe:

Essa lasanha só me lembra coisas boas: primeiro, os bons tempos da infância. Morávamos no interiorzão do Paraná. Era frio a maior parte do ano. Chegava o domingo, eu levantava e, ainda com alguma camisolinha de flanela, ia pra sala de tv e me esbaldava com desenhos do Mickey e sua turma, Branca de Neve, a Dama e o Vagabundo... até minha mãe me mandar pro chuveiro, de onde eu saía direto pra mesa e comia meu pedaço quentinho e suculento de lasanha de frango com suco de maracujá (a cozinha da minha mãe, na hora do almoço, tem sempre cheiro de maracujá, porque é o suco com maior IBOPE lá em casa), hummmm! A propósito, por que será que pararam de passar esses clássicos no domingo de manhã? Juro que trocaria alguns episódios cansativamente repetitivos do The Big Bang Theory (meu programa de domingo de manhã, atualmente) pelos meus desenhos infantis... bem depois, já adulta, ainda podia sentir a mesma felicidade nas manhãs de domingo, mas agora com minha filha no colo (ela nunca quis usar essas cadeirinhas de refeição infantis - era colocá-la na cadeira, ela desistia de comer), alternando um beijo na bochecha e uma garfada de lasanha, que ela adorava! Pois bem, cresceu e nunca deixou de dar a mesma resposta. Pergunte pra ela qual o prato preferido e ela sempre vai dizer: lasanha!!!! Culpa da minha mãe, que nos viciou nessa receita. Anote:

1 kg de peito de frango, cozido com bastante tempero de um dia pro outro, para adormecer no caldo e apurar o sabor;
2 pães picados;
1 copo de água fervente;
1/2 pacote de massa para lasanha (evite as pré-cozidas. Eu prefiro sempre aquela clássica, da infância, sanfonadinha);
1/2 kg de queijo mussarela;
300 g de presunto cozido sem capa de gordura;
queijo parmesão.

Faça um molho bechamel simples, você pode seguir o passo-a-passo aqui. Deixe descansar. Enquanto isso, retire da geladeira seu frango desfiado do dia anterior, coloque os pães picados sobre ele e a água fervente. Leve ao fogo até que tenha alcançado uma mistura homogênea.

Coloque uma panela com água para ferver e, ao levantar fervura, cozinhe a massa da lasanha al dente. Essa massa tem cozimento rápido, não saia de perto da panela até perceber que já está pronta (uns 6 ou 8 minutos, no máximo).
Hora de montar o prato: pegue um refratário e intercale camadas. Eu sempre gosto de começar pelo frango desfiado, porque fica mais fácil de lavar o refratário depois. Uma camada de frango, uma de massa, a próxima de presunto (aqui em casa, como ninguém é grande fã de presunto cozido, eu pico primeiro o presunto e depois jogo as finas fatias sobre a massa, para evitar que fique muito enjoativo), próxima camada de queijo e assim vai... por último, o molho bechamel e o parmesão ralado.


Forno a 180° para gratinar por 20 minutinhos e o almoço já pode ser servido!

Bon appétit!

Nenhum comentário: