terça-feira, 19 de abril de 2011

Receita da cunhada: patê de atum


Sabe aqueles dias em que você simplesmente não tem inspiração? A barriga pede comida gostosa, mas você tem aquela latinha de atum no armário te olhando... e você nem gosta tanto assim de atum enlatado! Seus problemas acabaram! Minha cunhadinha mandou essa receita, de um colega dela (que é chef) e lá vou eu contando pra todo mundo aqui! Mas, olha: vale a pena! Parece impossível que atum enlatado não fique marcante num prato, porque até o cheiro é forte, não é? Pois bem, que tal um club sandwich de atum?


Foi convidado pra conhecer o apartamento novo daquele casal de amigos e não queria chegar com as mãos abanando? Passa na padaria, pega um pacote de grissinis e leva o patê de atum! Não precisam nem sujar louça (olha como eu servi):


Você só precisa tirar as sementes do tomate, lavar direitinho e rechear com o patê. Coloca na mesa, junto de uma bandejinha de pães e tá feito! Ah, a base para o tomate ficar em pé é a tampinha dele mesmo, que você cortou para tirar as sementes.


Qual o segredo para o sabor suave do atum? Olha, eu digo que é a quantidade de derivados lácteos misturados a ele... e aquele toquezinho de limão. Vou dar a receita e as minhas modificações (porque adaptei ao que eu tinha em casa):

INGREDIENTES:

1 latinha de atum branco, de boa qualidade, em óleo (usei atum light, aquele que não vem em óleo);
1 pote de cream cheese;
1 colher de maionese de limão (usei aquela maionese feita à base "de leite", sabem qual? Não vou fazer propaganda da marca aqui, porque estamos em busca de patrocínio para o blog hehehe)
½ caixinha de creme de leite (bata antes para deixá-lo mais consistente);
Suco de 1 limão;
Pimenta branca moída na hora; (usei pimenta preta mesmo, porque desavergonhadamente ainda não sei abrir o moedor novo que J. comprou e não pude trocar as pimentas)
Azeite extra virgem a gosto;
Tomatinhos cereja cortados a gosto (utilize os mais maduros: são mais doces). Eu tirei as sementes.

MODO DE FAZER:

Misture todos os ingredientes. De preferência, reserve na geladeira por 4 horas.

Dica 1: ao fazer, sempre vá experimentando e ajustando o sabor de acordo com o seu paladar.
Dica 2: o segredo é deixá-lo com sabor suave, equilibrando todos os ingredientes.
Dica 3: para mais suavidade, o cream cheese ou o creme de leite são os ingredientes que poderão ser adicionados.

RENDIMENTO:

Serve 4 pessoas. Ampliando a receita para rendimento que serve 12 pessoas, aumente apenas as quantidades dos ingredientes abaixo:4 latinhas de atum, 3 ou 4 potes de cream cheese, 2 colheres de maionese de limão, 1 caixinha de creme de leite. Mantenha o suco de apenas 1 limão.

Bem, quando for à casa da minha cunhada, ela pensa que vai escapar! Agora que eu já sei que ela está toda prendada na cozinha, vou ficar só no sofá, vendo tv e pedindo meus petiscos hehehe!

A todos, bon appétit!

2 comentários:

Priscila Ribeiro Chagas disse...

Qual a consistência que fica? Fica mais mole, liquido ou, fica durinho?

Um de nós. disse...

Oi, Priscila!!!! Olha, esse patê fica mais durinho, daqueles de espalhar com uma espátula, sabe? Até pq vc o conserva na geladeira antes de servir e é isso que vai dar a consistência dele, pq o creme de leite e o cream cheese tendem a endurecer quando gelam. Espero que vc goste! Beijo!