quarta-feira, 13 de abril de 2011

Para comemorar o dia do beijo: torta de maçãs



Bom, o preparo foi bem mais fácil que a montagem, mas como esse blog é de verdade, eu tenho que falar que a receita da massa não colaborou na montagem: fica muito quebradiça, mas valeu pela experiência. Ainda falta baixar as fotos da cuca de maçã da Taís, que fácil e saborosa... vou postar aqui depois! A receita dessa torta eu peguei no blog da esposa de um amigo de J. e ela, por sua vez, já fez a receita de outra pessoa, da Stefânia. Então, deixo aqui meu apelo: Stefânia, sua linda, ensina aí o caminho das pedras! Sofriiiiiiiiiiiiii pra montar sua torta e a receita é tãããão boa! Aí vai, pra quem tem o dom da pâtisserie:
Ingredientes para a massa

2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
200g de manteiga s/ sal gelada cortada em cubinhos
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Ingredientes para o recheio

3 maçãs verdes (Granny Smith) descascadas e cortadas em fatias finas (aprox. 1,5cm)
3 maçãs vermelhas (gala) descascadas e cortadas e m fatias finas (aprox. 1,5cm)
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 xícara de açúcar granulado
3/4 colher (chá) de canela
1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de noz moscada
4 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de suco de limão

Ingredientes para a montagem
2 colheres (sopa) de manteiga
1 clara de ovo batida com 1 colher (chá) de água - Usei um ovo inteiro, sem água.
2 colheres (chá) de açúcar.

Modo de fazer:

1. Junte todos os ingredientes da massa no processador e bata até que estejam unidos, mas não trabalhe muito a massa, pois a sova deve ser rápida. Divida a massa em duas bolas, enrole-as em papel filme. Leve à geladeira para descansar por duas horas.


2. Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio. Em uma panela, acrescente todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo médio com a panela tampada por aproximadamente 15 minutos. Mexa ocasionalmente. Retire a tampa da panela e deixe cozinhar até que o líquido da panela esteja como um caramelo, mais espesso (não pode ficar líquido). Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente por aproximadamente 1 hora.




3.Pré aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e abra dois círculos. Com um dos círculos, forre o fundo e as laterais de uma forma para torta com aproximadamente 23cm de diâmetro. Disponha o recheio sobre a massa e salpique a manteiga em cubinhos (ingredientes para a montagem). Com o restante da massa, faça tiras e vá fazendo um xadrez, até fechar todo o círculo. Pincele com o ovo e salpique o açúcar granulado sobre a cobertura. Acerte as laterais.

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos. Se a massa começar a escurecer rapidamente, cubra a massa com papel alumínio para que a mesma não queime. Sirva morna acompanhada de sorvete de baunilha.




A todos, muitos doces beijos no dia de hoje... e sempre!

Nenhum comentário: