segunda-feira, 17 de maio de 2010

Da série "Gourmandises": vinagrete de camarão da cunhada




Então que a cunhada gostou da homenagem e me mandou uma receita que, honradamente, passo a publicar (quem quiser mandar receitinha de petiscos para receber os amigos, estou à espera... testo e publico)! Segue então para os leitores o passo-a-passo do vinagrete de camarão: prático, rápido e rende para um batalhão.

Vou passar a quantidade que eu utilizei e rendeu o suficiente para umas 8 pessoas, mais ou menos (levando-se em consideração que comemos no sábado, domingo e ainda tem na geladeira). Lá vai:

Ingredientes:

1 vidro de conserva grande (desses que vendem em supermercados, compostos por cenoura, pepino e couve-flor, por exemplo);
500g de camarão sem casca;
2 dentes de alho;
1 cebola;
um tipo de pimenta in natura de sua preferência;
sal e pimenta do reino a gosto;
azeite de oliva extra-virgem;
cheiro verde;
pão para acompanhar.

Modo de preparo:
Pique delicadamente a conserva e reserve em uma tigela.


Com os camarões pré-cozidos (aqui em casa eu os cozinho rapidamente no vapor), coloque um pouco de azeite em uma frigideira e misture os camarões, deixe dourar.



Acrescente a cebola e o alho.



Espere esfriar e misture à tigela com conserva, pique a pimenta (no meu caso, coloquei aquela pimenta doce que vocês já conhecem de outras receitas). Tempere com azeite, sal, pimenta do reino e o cheiro verde. Sirva em porções individuais e decore conforme sua criatividade (eu joguei por cima umas bolinhas de pimenta rosa e espetei umas cebolinhas verdes em cada copinho).


Sirva com torradinhas ou pão de sua preferência. Aqui em casa, servimos com três tipos de ciabatta: integral, de parmesão e de azeitona - confesso que a de azeitona serviu como acompanhamento perfeito! O mais legal é que é uma receita super fácil de fazer, fica uma delícia e agrada a todos! Servimos com albariño da Bouza, safra 2009 (delícia).



A todos, bon appétit!
K.

Nenhum comentário: