sábado, 3 de abril de 2010

Sabor de Páscoa

Dificilmente uma família não comemora a Páscoa, não é? Muito embora esteja diretamente ligada às comemorações cristãs, por ser a celebração da ressurreição de Cristo, o termo Páscoa significa "Renascimento". Portanto, é natural que todos queiram comemorar este momento único, ímpar e tão significativo na vida de todos: cristãos ou não!
Como adepta da Fé Bahá'í, devo dizer que a Páscoa me comove por duas grandes razões: primeiro, por ser um momento Bahá´í de meditação e respeito a um dos manifestantes da presença sagrada de Deus. Depois, por ser a oportunidade de treinarmos o renascimento de nós mesmos. Tudo tem uma segunda chance. O ser humano também.
Tudo aperfeiçoa-se. O ser humano também.
E, para comemorar o renascimento, eis a receita do dia:

Brandade de bacalhau

Ingredientes:

300g de bacalhau limpo, desfiado;
300g de purê de batata;
cebola;
alho;
leite;
queijo parmesão ralado;
manteiga (claro).

Modo de preparo:

De um dia para o outro, dessalgue o bacalhau. Na hora do preparo, afervente-o em leite. Em outra panela, coloque alho e cebola para dourar no azeite. Retire o bacalhau do leite, reserve o leite do cozimento e jogue o bacalhau pré-cozido para dourar junto com a cebola e o alho. Se quiser, depois que ele dourar, você pode desligar o fogo e acrescentar raminhos de coentro à essa massa.
Numa segunda panela, prepare o purê. Junte as batatas amassadas ao leite de cozimento do bacalhau e uma colher generosa de manteiga. Espere engrossar.
Para montar, numa tigela refratária, coloque primeiro o bacalhau e, por cima, o purê de batatas. Jogue parmesão ralado e leve ao forno a 200 ºC para gratinar, por 15 minutos.

Bon appétit!

Nenhum comentário: