sábado, 8 de novembro de 2008

Costelas de porco ao molho de maçãs

Ingredientes:
600 g de costelinhas de porco temperadas;
4 maçãs sem casca, cortadas em cubos;
2 colheres (sopa) açúcar;
20 g de manteiga;
1 tira de casca de limão;
1 cravo-da-índia;
1 pau de canela.

Num refratário, coloque as costelinhas temperadas a gosto e leve ao forno pré-aquecido (deixe-as 10 min a 300ºC e mais 30 min a 150ºC).
Enquanto isso, numa panela, coloque as maçãs cobertas até a metade com água para cozinhar. Acrescente o açúcar, a casca de limão, o cravo e a canela. Quando as maçãs ficarem brilhantes e macias, retire da panela a casca de limão, a canela e o cravo e passe-as em um chinois. Pegue o purê resultante, volte ao fogo brando e mexa até reduzir ou até que adquira a textura desejada (esta deve ficar no ponto certo de cobrir levemente as costas de uma colher). Jogue a manteiga gelada e desligue o fogo, mexa até que misture tudo.
Em um prato, arrume a costelinha e o acompanhamento (no nosso caso, J. fez chuchus cozidos no mesmo molho da costelinha... ele retira a costela do refratário, deglaça a assadeira com vinho branco e aproveita o molho para os chuchus já cozidos - delícia que fez sucesso no reveillon de 2007, na casa do Adriano, mas naquela ocasião, J. usou batatinhas). Só coloque o molho de maçãs sobre a costelinha na hora de servir!
Para acompanhar, uma alemã geladinha!


A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: