domingo, 26 de outubro de 2008

Almoço de domingo

E, pra comemorar a volta a este espaço, nada como um bom churrasco de domingo!!! Foram tantos dias de molho, entre obrigações e perrengues do dia-a-dia, que hoje a gente sucumbiu a este lindíssimo corte de alcatra com osso, filé, picanha e maminha... tudo numa só fatia, já pensaram? Foi tudo bem despretencioso... íamos esquentar a poderosa sopinha de Goiás, feita para o jantar do sábado à noite (que ficou uma delícia - diga-se de passagem - e eu ainda preciso postar a receita dessa maravilha aqui, para vocês), quando deu vontade de pôr fogo na churrasqueira da sacada e jogar uma carne só no sal grosso lá. Então, olhamos pela janela do quarto e a casa de carnes aqui da rua ainda estava aberta (abre aos domingos até o meio-dia)... é óbvio que saímos em disparada... e, pra quem ia trazer apenas uma picanha e umas lingüicinhas artesanais, a dica do açougueiro e o olho vivo do chef J. fizeram valer a viagem até o outro lado da rua!

Para acompanhar, a farofa (também da casa de carnes, vendida por Kg e feita com uma farinha muito boa, difícil de se achar aqui no Sul) e esse molho vinagrete que, modéstia à parte, ficou excelente (cebola, cebolinha, tomate, coentro - que plantamos aqui na sacada para darmos um fim ao drama da procura nos supermercados - , sal, azeite e limão).

Ah, e apesar de gaúcho não ser muito adepto à grelha (já que prefere espeto mesmo - hehehe, piadinha pronta, né?), fizemos questão de usar a faca que ganhamos do amigo Rodrigo Greco, trazida diretamente da Festa Farroupilha, mês passado! Essa faca é fabricada a partir de molas de caminhão e tem o cabo de osso, tchê!
A todos, voltem sempre... e bon appétit!

Nenhum comentário: