segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Carne nova no pedaço!

Este fim-de-semana conseguimos comprar uma carne de avestruz a um preço módico! São as grandes redes de supermercado a serviço do homem! Então, pra quem quer comer uma carne vermelha suuuuuper magra e deliciosamente exótica, aqui vai a receita, inventada pelo chef:

Avestruz grelhado ao molho de jabuticabas
(Receita para duas pessoas)

Para o molho, você vai precisar de:
300 g de jabuticabas maduras;
1 colher generosa (sopa) de açúcar orgânico;
água para cobrir parcialmente as jabuticabas;
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo;
1 colher(sopa) rasa de manteiga;
1 xíc. (chá) de fundo de ave claro;
2 cravos-da-índia.

Coloque numa panela as jabuticabas, o açúcar e vá acrescentando a água até quase cobri-las. Cozinhe em fogo brando até que o caldo engrosse ligeiramente. Cuidado para não ferver demais, pois as jabuticabas (assim como a uva) possuem taninos que, em excesso, criam uma adstringência indesejada. Coe a calda e separe. Em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo, misture a farinha e acrescente o caldo de ave, mexendo até que dissolva bem. Acrescente a calda, mexendo sempre para que a mistura reduza, até obter a consistência desejada.

Fazendo a carne:

corte-a em filés de, mais ou menos, 2 dedos de espessura. Tempere com pimenta-do-reino, raminhos de alecrim fresco e um fio de azeite de oliva. Deixe descansar em temperatura ambiente por, no mínimo, 1 hora. Na hora de fritar, jogue uma pitada de sal em cada lado dos filés e leve à frigideira bem quente, com algumas gotinhas de azeite de oliva, para que os filés apenas selem e tenham seu interior aquecido. Disponha o filé em um prato, faça inserções transversais na carne e cubra-a com o molho ainda quente. Sirva com batatas (as nossas foram cortadas em bolinhas e fritas em óleo de girassol. Em seguida, dispusemo-las no refratário individual e cobrimos com molho bechamel, alho poró e parmesão, levando ao forno para gratinar).



A foto abaixo é uma despedida do inverno, com esse joguinho americano xadrez e o sol despontando na sacada!!!! Ai,ai... tão gostosa a brisa da primavera!



A todos, bon appétit!

Nenhum comentário: