segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Receitas do fim-de-semana - parte I

Muito bem, como o assunto (e as receitas) estão pra lá de acumulados, eu vou começar por ontem, quando o tempo esfriou e nos proporcionou um dia divertido entre as panelas, utilizando as novas aquisições do que eu já considero a cozinha mais equipada que tivemos, até hoje. Para começar, uma foto dos mimos recentes da casa:
O pilão de pedra foi um agrado da Taís e do Vini ao chef da casa, no 20 de agosto. O maçarico foi a surpresa do dia dos namorados para o marido... e ninguém imagina o quanto isto o fez feliz (hehehehe)!
Agora, colocando em prática os apetrechos, vamos começar pela sobremesa (porque, se você quer receber bem um conviva em sua casa, deve preparar a sobremesa antes de qualquer coisa, para que ela esteja na temperatura e consistência corretas na hora de servir... e geralmente os doces pedem um pouco mais de geladeira ou forno, daí a atenção especial a eles).

A guloseima do dia foi:

Crème Brûlée
(nascido em 1691, na França, o venerado creme queimado consiste em uma base simplória de creme de leite, baunilha e ovos... mas, o charme desta requintada sobremesa está na crosta de açúcar queimado, feita por um maçarico).

Para 4 pessoas, você vai precisar de:
• 5 gemas
• 250 ml de creme de leite
• 200 ml de leite
• 120 ml de mel
• 1 fava de baunilha (na falta da fava, use a essência mesmo... mas, apesar do preço da iguaria, teste ao menos uma vez na vida o ingrediente correto... não dá para se arrepender)
• 20 g de açúcar de confeiteiro
Faça assim:
Numa batedeira, coloque as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final. Ferva o leite com as sementinhas da baunilha. Após ferver e pasteurizar o leite (o processo caseiro de pasteurização consiste em resfriar o mais rápido que conseguir o leite ainda quente - você pode tirá-lo do fogo e, imediatamente, colocar a panela numa vasilha com água gelada e gelo, até que esfrie completamente), coe-o e acrescente a ele o creme de leite e os ovos batidos. Coloque numa panela e leve ao fogo em banho-maria e siga mexendo, até que se forme um creme consistente.


Em seguida, despeje a mistura em ramequins individuais e leve-as , também em banho-maria, ao forno pré-aquecido, assando por aproximadamente 50 minutos em temperatura não superior a 150ºC (o creme ficará firme e levemente dourado, quando estiver no ponto certo de desligar o forno).


Deixe esfriar em temperatura ambiente, em seguida polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o creme e use o maçarico... esta é a parte mais divertida!!!!

A dica é comer embaixo das cobertas, assistindo a Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, quem viu sabe o porquê.
Bon appétit!

Nenhum comentário: