quinta-feira, 29 de maio de 2008

Receita da semana



Sopa de mandioca (macaxeira) com alho-poró


Ingredientes

500 g de mandioca descascada e lavada (prefira as branquinhas, pois cozinham rápido);
1 cenoura picada em cubinhos;
1 batata inglesa picada em cubinhos;
meio brócolis (do tipo ninja ou japonês) cortadinho;
1 cebola picada;
cebolinha e salsa para o toque final;
alho-poró (também para o toque final);
300 g de carne seca, dessalgada e em cubinhos pequenos;
200 ml de demi-glâce.

Modo de preparo:

Primeiro, a gente cozinha a mandioca até que ela comece a "derreter". Então, numa frigideira, douramos a carne e, numa panela ao lado, vamos fazendo o mesmo com a cebola. Em seguida, na panela da cebola, misturamos as verduras, a demi-glâce e colocamos água quente até cobrir. Deixamos ferver e jogamos a carne e a mandioca, deixando levantar novamente fervura. Desliga, salpica a salsa e a cebolinha (eu gosto muito do coentro para estes pratos com sabor do meu Nordeste, mas a nossa plantaçãozinha dele terminou, não replantamos e o supermercado, no horário do jantar, está sempre muito cheio e filas dão preguiça nas pessoas impacientes de Gêmeos - lá nós o achamos, sempre caríssimo, mas achamos!). Para decorar o prato (e dar o sabor secreto do chef), é só colocar as rodelas do alho-poró - na foto, coloquei na sopeira mesmo.


Ah, detalhe do momento esposa-pentelha-e-teimosa-que-comprou-pratos-pintados-sem-aprovação-do-marido-que-não-gosta-de-comer-vendo-figurinhas... mas, concordem: o Rio de Janeiro continua lindooooooo (hehehhee)!!!! Ah, recado "inoportuno" para a Jana: lembra desses copos de quando eu morava no Manhattan e você ia fazer um lanchinho rápido, antes de voar pra aula, na UFSC???? Bons tempos, né não? Ainda tenho dois deles - HAPPY!!!!!!!





Mais recadinhos: galera, to postando (eu juroooo) a receita da conserva de carne e as dicas de um bom passeio em Gramado e Canela até sábado! Podem cobrar!
Beijos, bon appétit!
K.
P.S.: desculpem a má qualidade das fotos noturnas, mas amanhã eu levo a câmera para consertinho básico e deixamos o celular descansar!

2 comentários:

Janaina disse...

Kareee, bons tempos mesmo, que saudade!!! Esse prato meu deu "'agua-na-boca" e sabe do que ele me fez lembrar tamb'em? Daquele creme de batata que voce fazia para comer com o de feij~ao!! Huuum...
Aff, esse blog 'e uma judiaria pra quem tem que comer na terra do Bush. D'a-lhe molho barbecue; d'a pra comer at'e pl'astico que fica tudo com o mesmo gosto. Whatever... Beeeeijo

karelayne disse...

O cremeeeeeeeeeeeee de batata com feijão! Vou postar, vou postar! Aquilo ali é uma perdição (batata é perdição, né não?)! Receita sutilmente adaptada da Chez Liz, soparia da praia da Pipa, no RN! Tentei, tentei até conseguir fazer parecido (hehehehe)! Jana, saudadeeeeeeeeeee monstra de quem ta longe, espalhando cheiro de pão na minha vida (ai, ai...)! Bjs.